O que você não sabia, sobre Malbec!

Sim, já falamos dessa uva por aqui. Mais de uma vez, inclusive. Mas sempre há mais, e mais assunto. Quer ver?

 Malbec possui seu dia específico, para homenagem. É 17 de abril, o Malbec World Day! Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

 Mesmo sendo considerada uma uva internacional, a Malbec responde por menos de 1% do cultivo de uvas viníferas no mundo. No ranking de uvas mais plantadas, ela está em 21º lugar.

 Ao todo, são mais de 40.000 hectares de vinhedos ocupados pela Malbec, ao redor do mundo.

 A grande maioria da produção mundial de Malbec, 76%, está na Argentina.

 É a cepa mais plantada nos vinhedos da Argentina, ocupando mais de 15% do total de hectares cultivados no país.

 Apesar de ser encontrada de Salta até a Patagônia, mais de 80% das vinhas argentinas de Malbec, encontram-se, mesmo, em Mendoza.

 O Malbec Luján de Cuyo foi a primeira denominação de origem oficialmente reconhecida em toda a América do Sul. Para ler mais sobre esses vinhos, clique aqui.

 Depois da Argentina, os maiores produtores de Malbec, em ordem decrescente, são França, Itália, Espanha, África do Sul, Nova Zelândia e Estados Unidos.

 Na França, Malbec é conhecida, também, por outros nomes. Em Bordeaux, é Malbec, mesmo. No Vale do Loire, essa uva é chamada de Côt. E, em Cahors, o nome da Malbec é Auxerrois. Se quiser ler mais sobre os vinhos de Cahors, produzidos com pelo menos 70% de uva Malbec, clique aqui.

 Na tentativa de capitalizar a popularidade do Malbec argentino, com um Malbec francês, foi criada até uma taça específica para a degustação desses vinhos. Para conhecer a taça de Cahors, clique aqui.

 Mesmo com tudo isso, engana-se quem pensa que a Malbec nasceu na Argentina. Ela chegou lá somente em 1852, levada por um engenheiro agrônomo francês chamado Michel Pouget. É, de fato, uma uva de origem francesa.

E, para saber ainda mais sobre a Malbec e seus vinhos, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em